terça-feira, 7 de outubro de 2014

Nossa Escola


A Escola Municipal Francisco Ferreira Souto, foi criada e denominada através do Decreto 851/90, na gestão da Prefeita Rosalba Ciarlini Rosado. No ato de sua criação a escola oferecia apenas a e série do ensino fundamental e funcionava em condições precárias em um galpão cedido pela comunidade e também um curso de alfabetização para adultos, através de um convênio AACC/SINE-RN, com monitores do próprio assentamento. A instalação da escola foi uma necessidade reivindicada pelos assentados, através, do plano de desenvolvimento local do projeto de assentamento.
Em 2002 com o advento da nucleação a escola tornou-se a sede do Núcleo de Educação Rural Francisco Ferreira Souto, o acontecimento foi um marco na vida da escola, que passou a ter uma nova estrutura pedagógica e administrativa, oferecendo o Ensino Infantil e o Fundamental da a série; quadro de professores e funcionários concursados e a posse do seu primeiro diretor o professor Afonso Magnus Fonseca da Silveira.
Outro momento marcante para escola e comunidade foi em novembro de 2003, com a construção da nova sede que elevou a autoestima de todos e o processo ensino-aprendizagem.
A denominação da escola foi uma homenagem ao empresário Francisco Ferreira Souto, então proprietário das terras onde fica localizada a comunidade e que serviram para a reforma agrária. Hoje, denominada de Assentamento Favela (árvore típica da região), distante 40 km da cidade de Mossoró.
A Escola Francisco Ferreira Souto, dispõe dos seguintes recursos humanos: 01 diretor; 01 supervisor pedagógico (vacância); 03 professores; 01 secretária geral; 01 merendeira e 01 auxiliar de serviços gerais compõem a sede do núcleo. Está localizada no Assentamento Favela, município de Mossoró, por acessos de estradas sem boas condições. Quase todas as pessoas que trabalham na escola deslocam-se diariamente em carros particulares fretados.
O espaço físico da escola tem boas condições, mas nasceu com problema. Na estrutura física da escola não dispomos de salas para biblioteca; laboratório de informática e sala de professores. Dispõe apenas de 01 sala com 09 (nove) para abrigar todas as necessidades administrativas. 
 Somos uma escola do Campo que significa fazer uma escola para se viver no campo, inverter a lógica de que se estuda para sair do campo. Escola do campo significa pensar e fazer a escola a partir do projeto educativo dos sujeitos do campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário